sexta-feira, 15 de maio de 2020

Imunoglobulina - primeira aplicação - sobre reações


No dia 14 de maio de 2020, ontem, ao chegar no centro de infusão do HCAA fui bem atendido pela equipe. Não esperei muito e logo fui encaminhado para o local onde têm várias poltronas onde ficam as pessoas que fazem suas aplicações.

A seguir, a fotografia do local onde fica a equipe:



Geralmente, quando vou fazer exame de sangue os coletadores são muito despreparados e me furam muito os braços, demoram muito para encontrar uma veia disponível, resultando que eu fico com uns quatro ou cinco furos nos braços até que eles consigam fazer a coleta.

 Sorte minha que pessoal da onco são bons demais, de primeira eles conseguem achar as veias disponíveis e o paciente não fica sofrendo muito. No caso, apesar de minhas veias estarem bem escondidas, devido aos anos de medicação, o rapaz que me atendeu, o enfermeiro, foi super fera, de primeira ele encontrou uma veia na minha mão esquerda e eu nem senti muita dor no ato de colocação do mandril.

Durante a aplicação, me recordo de ter sentido um pouco sensação de frio nos braços e nas mãos, mas não posso dizer que isso tenha sido uma reação, até porque o local estava um pouco gelado mesmo, e é normal sentir essa sensação quando algum líquido está adentrando o corpo pela via endovenosa.

Enquanto a medicação ia sendo ministrada por meio de uma máquina, bomba de infusão, que apitava quando o líquido acabava, eu resolvi escutar uns salmos do tipo canto gregoriano dos monges beneditinos. Eu gosto muito da "vibe" desses cantos, de alguma forma eles me relaxam, me transportam em pensamento para um ambiente sagrado, cheio de paz. Por isso resolvi ouvir esses salmos gregorianos durante a aplicação. Ajudou inclusive na passagem do tempo.

Depois durante a viagem de retorno para a cidade de Lavras do Sul (considerando que eu apliquei a imunoglobulina na cidade de Santa Maria) não me senti mal. Isso foi uma boa coisa, visto que geralmente quando eu viajava anteriormente eu me sentia muito mal, inchaço no abdome, e uma série de náuseas, mas dessa vez, depois de ter aplicado o remédio, nada senti. Já pode ser considerado um progresso.

Agora me resta aguardar aproximadamente uns 28-30 dias para aplicar a segunda dose. Parece que vou ter que aplicar essa imunoglobulina a vida toda, porque o meu corpo não produz os anticorpos necessários, e isso é o que caracteriza a denominada imunodeficiência primária, mais propriamente falando a imunodeficiência comum variável, que é um gênero da espécie imunodeficiência primária, pelo que me foi explicado.

Enviei dois emails para a médica, um deles em momento anterior à aplicação, dizendo que tinha conseguido o remédio pelo convênio (IPE-SAÚDE), e outro na data de hoje, no segundo dia, após a infusão, para dizer como eu estava me sentindo. Enviei os emails porque a médica disse no consultório que os pacientes aplicam a medicação e não dizem nada para ela, então resolvi fazer diferente, resolvi mandar notícias, ainda que brevemente, pois de modo algum pretendo tomar o tempo dela.

Atualmente estou de licença saúde devido ao baixo nível da minha imunidade. Espero poder voltar a exercer as minhas funções normalmente em breve. Mas reconheço que é necessário esse período, porque eu realmente ando muito fatigado, canso muito depressa, não consigo ainda manter um ritmo constante em frente ao computador. Isso é sinal que ainda estou com o corpo fraco. Particularmente não gosto de ficar afastado do trabalho, até algumas vezes desconsiderei atestados médicos, e fui trabalhar porque prefiro ir trabalhar, mas desta vez a força das coisas foi mais forte, e vi que não podia fazer muita coisa a não ser repousar, tomar a medicação certa e aguardar pela natureza e seus efeitos benéficos.

Hoje senti um pouco de ansiedade. Incrível que embora eu leia coisas sobre ficar mais calmo, tentar manter a mente serena, às vezes a mente ainda teima em se tornar um cavalo selvagem. Daí, então, eu procuro silenciar a mente e meditar, procuro gentilmente reconhecer os sentimentos e emoções e dizer "tudo bem, reconheço isso, mas não sou isso", e assim vou me acalmando. Acredito que isso seja da própria natureza humana. Afinal de contas não somos robôs. Se fôssemos máquinas talvez pudesse ser diferente, mas ainda bem que não somos e muito do brilho da vida está nisso, nas emoções, desde que saudáveis e bem direcionadas.

Em resumo, fiz a aplicação, me senti bem, e agora só falta aguardar pelos resultados.

Fica o registro. Era isso. Vou parar por aqui, porque já me alonguei demais.

Rodrigo.

....

EMENDA (16.05.2020).

Resolvi colocar essa emenda aqui no post para registrar que hoje, no dia 16 de maio, terceiro dia, senti algumas reações adversas devido à imunoglobulina, quais sejam, calafrios, fraqueza, dor muscular e dor no estômago. Passei o dia todo praticamente deitado, indisposto. Somente de noite comecei a melhorar novamente, mas durante todo o dia não me senti bem. Segundo o que eu havia lido, era de se esperar que pudesse acontecer esses efeitos. Então, só resta esperar que o corpo se acostume.

Fica o registro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mestre Adyashanti - A consciência - O espaço

Sobre a consciência , compartilho este vídeo do mestre espiritual Adyashanti: Nisso está a chave do despertar. Não em "pensar&qu...