quinta-feira, 9 de julho de 2020

The Work / O Trabalho de Byron Katie


Achei muito interessante e, por isso, colaciono o seguinte trecho de preciosa obra da autoria de Byron Katie, conforme segue:


"Você, um contador de histórias, o projetor de todas histórias, e o mundo, a imagem projetada dos seus pensamentos.
 (...) 
Desde o começo dos tempos, as pessoas têm tentado mudar o mundo para serem felizes. Isso nunca funcionou porque essa abordagem trata do problema de forma invertida. O que The Work nos dá é uma maneira de mudar o projetor — a mente — ao invés de mudar a projeção. É como se houvesse um fiapo na lente do projetor. Pensamos que há uma falha nas pessoas projetadas na tela e tentamos mudar essa ou aquela pessoa, quem quer que seja a pessoa em quem aquela falha apareça. Tentar mudar as imagens projetadas é inútil. Ao nos darmos conta de onde o fiapo está, aí então podemos limpar a lente. Esse é o fim do sofrimento e o começo de um pouquinho de alegria no paraíso".


Fonte: Trecho retirado da obra "The Work / O Trabalho de Bayron Katie".
Disponível em: https://thework.com/wp-content/uploads/2019/12/lb_pt_19sep2019_a4.pdf
Acessado em: 09/07/2020.

--------- //  // ----------

Meu próprio depoimento:

(LINK do material com exercícios ao final abaixo do título em amarelo).


Eu, Rodrigo, havia assistido a um vídeo no YouTube da autoria de Cátia Simionato, no Canal Ser Felicidade (a propósito, sugiro que você que desejar aprender a ser mais feliz acompanhe esse canal, ele é maravilhoso) e ela comentou sobre os vários professores, professoras e mestres dela, entre os quais, a Bayron Katie, e nisso ela falou sobre um método de como utilizarmos o perdão, de como se desfazer de pensamento negativo, de como nos sentirmos melhor (mais ou menos isso, me perdoem se eu não for tão preciso). Então, como sou amante dos livros, acordei cedo e me veio a ideia na mente de que eu deveria adquirir algum livro da Bayron Katie, afinal, quem não tem coisas na sua vida para resolver, não é mesmo? Só que então, ao encontrar o site acima indicado nas referências, descobri que estava disponível um ebook, gratuitamente, que continha exatamente a técnica empregada por Bayron Katie chamada de The Work. Ah! Mas é claro, comecei a devorar o material, até porque não eram muitas páginas (20) e fui fazendo os exercícios de perguntas e respostas e inversões com toda a sinceridade comigo mesmo, e procurando sobretudo dar vazão aos sentimentos que assomavam no meu coração, fui apreciando um a um, até que ao final eu dei uma natural, espontânea e gostosa "risada", praticamente me joguei instintivamente para trás da cadeira e pensei "mas não é que isso funciona mesmo". Então, eu testei comigo, funcionou, e por isso não podia deixar de compartilhar. No início do trabalho de autoinvestigação, com perguntas e respostas, por assim dizer, você se sente mal, não vou esconder isso, vem um sentimento muito mal, que oprime, e você vivencia de novo situações ruins da sua vida, e dá até vontade de desistir. Mas daí me lembrei de que a Cátia dizia "deixa vir o sentimento, não impeça ele, no final vai dar tudo certo". Então me lembrei e segui em frente, encarando, sentindo, aquelas sensações, sentimentos, opressores... Mas à medida que você vai concluindo o exercício, principalmente na fase de "inversão" (você vai saber o que é se ler e aplicar o material), você vai se sentindo mais leve, em paz, libertado daquilo tudo, no meu caso eu até dei uma gostosa risada atirado na cadeira, como comentei antes. Portanto, como fez muito bem para mim, e deixo aqui para você, compartilho esse belíssimo trabalho que a vida me apresentou. Sinta paz! 

Rodrigo. 

Acesse o link e faça os exercícios e confira por si mesmo(a): 


https://thework.com/wp-content/uploads/2019/12/lb_pt_19sep2019_a4.pdf

Seja gentil consigo mesmo, faça certinho, pegue papel, caneta/lápis, seja sincero(a) nas respostas, afinal, quanto vale o seu bem-estar, a sua paz? Vai lá...

SINTA PAZ !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mestre Adyashanti - A consciência - O espaço

Sobre a consciência , compartilho este vídeo do mestre espiritual Adyashanti: Nisso está a chave do despertar. Não em "pensar&qu...