quarta-feira, 17 de junho de 2020

HCAA - Doença Celíaca - diagnóstico fechado

Após passar muito mal, praticamente definhar terrivelmente (sem exageros) e depois de muito tempo de dúvidas fechou o meu diagnóstico de doença celíaca.

A enteropatia associada ao glúten durante muito tempo detonou com os anticorpos do meu corpo, ou seja, me deixou sem defesa contra agentes agressores e consequentemente sem os marcadores que, num exame, poderiam indicar positivamente a presença de doença celíaca.

Contudo, após fazer imunoterapia e recuperar parte desses marcadores (anticorpos), baixado no hospital, em quadro grave de saúde, realizei novamente o exame padrão de ouro para a detecção da doença e, enfim, apareceu que as vilosidades do meu intestino delgado estavam detonadas configurando marcando certeza na presença do grande violão em minha vida: o glúten.

Embora não se tenha como dizer quem nasceu primeiro, se o ovo ou se a galinha, pode que muitas das patologias autoimunes que eu apresento tenham se desenvolvido devido há anos de ingestão indevida do glúten.

Efetivamente, tive/tenho anemia hemolítica, linfoma não hodking, leucemia, doença de chron, desnutrição, ansiedade... Sim! Existe a possibilidade de o glúten ter causado tudo isso.

Só para se ter uma ideia do dano, o meu intestino delgado "poderá" se recuperar em no mínimo seis meses enquanto que meu sistema nervoso/emocional levará em torno de dois anos. O intestino realmente é nosso segundo cérebro tão importante quanto...

Enfim, estou em casa, precisei sair da internação hospitalar pela baixíssima imunidade e por estar com bandeira vermelha para risco de infecção por covid.

Então, por cautela, os médicos decidiram manter o tratamento em casa.

Como disse, ainda estou muito debilitado, contando as costelas, não consigo ainda permanecer muito tempo em pé, sinto falta de ar, devido a anemia profunda, extrema fraqueza, e ainda segue diarreia, embora já em menos vezes, o que é esperado. Para se ter uma ideia, às vezes falar e pensar me causa fadiga intensa, estou escrevendo isso apenas porque me alimentei bastante e estou deitado, se não não teria forças...

Mas é assim mesmo, cheguei ao extremo, e agora está sendo dura a recuperação, porém estou sendo muito bem orientado pelos novos médicos, maravilhosos (gastro, imuno, hemato...), todos incríveis !!!

Sei que vou custar a me recuperar, mas estou consciente, levando um dia de cada vez, precisei abandonar temporariamente alguns outros planos para focar estritamente na recuperação da saúde.

Minha vida não será a mesma, em vários sentidos, a única solução para a doença celíaca é a dieta totalmente isenta de glúten, inclusive por contaminação cruzada, o que torna difícil o convívio social de certa forma (seres humanos se reúnem muito pela comida, pense em sair no final de semana, em pizza, lanche, petiscos, nada disso mais! É o celíaco naturalmente torna-se rigoroso na dieta, mas por que isso lhe é vital).

Por outro lado, visualizei alguns vídeos de pessoas celíacas que dizem que após a extrema dificuldade do período inicial (negação, isolamento...), adquirem muitas capacidades, inclusive mentais, como força de vontade e de superação inigualáveis. Pense e retirar algo que você adora da sua vida. E pense que você não tem escolha, que você precisa se livrar daquela hábito... Precisa ser um Hércules, uma Atena, para vencer hábitos de 20, 30 anos...

Entretanto, passado o período inicial e de adaptação, eles dizem que vivem bem e se sentem incríveis com as novas capacidades...

Por ora, por fim, o que me resta é aguardar o tempo passar, fazer o seu papel restaurativo e reabilitador enquanto eu faço o meu, no cuidado da própria saúde e qualidade de vida.

O resto vai precisar ficar para depois... Não tem jeito...

Fica o registro.

Rodrigo.

Abaixo algumas fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mestre Adyashanti - A consciência - O espaço

Sobre a consciência , compartilho este vídeo do mestre espiritual Adyashanti: Nisso está a chave do despertar. Não em "pensar&qu...