quinta-feira, 2 de abril de 2020

Psiquismo e evolução




O psiquismo estagia em muitas formas antes de chegar no reino humano. É dizer, a consciência divina de Deus Altíssimo, insondável, incriado, como se desdobra e se autolimita, ingressando, assim, na cadeia evolutiva.

Almas de escol, de elevado quilate, nos dizem pormenores sobre esse tema em obras variadas, não se sabe, contudo, o “porquê” da criação, nem como exatamente se dá o processo de autolimitação da Grande Consciência.

Fato é que Deus, ou qualquer outro nome que queira dar para essa Força Criadora, está mais próximo do que a própria respiração, como dizia Joel Goldsmith, e está presente em todas as coisas, sendo todas as coisas dotadas de vida, até mesmo os minerais, vegetais, entre outros.

Tudo, portanto, carrega em si o "sagrado" e merece profundo respeito. Devemos para de olhar para os outros seres, como, por exemplo, os animais, como seres inferiores. Eles em essência derivam da mesma fonte que nós humanos. Apenas trilham o caminho, ao seu tempo, ao seu passo, no palco da evolução.

Assim como nós um dia também fomos pedras, vegetais, animais, e então atingimos o reino humano, eles também atingirão. Treinemos, pois, a mente e o coração para enxergar a "essência divina" em todas as coisas, e com isso exercitemos a compaixão, o amor, a bondade...

Lembremos do exemplo da bolha de sabão, em cujo interior contém o mesmo espaço do exterior, e do cubo de gelo que é apenas uma forma diversa da matéria do mesmo elemento água. Quero dizer com isso que "mudam-se as formas, mas a essência permanece inalterada".

Com o tempo, com o passar das vidas, com as experiências adquiridas, seremos, ao nosso turno, co-criadores inclusive de planetas e galáxias.

Alegria, portanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mestre Adyashanti - A consciência - O espaço

Sobre a consciência , compartilho este vídeo do mestre espiritual Adyashanti: Nisso está a chave do despertar. Não em "pensar&qu...