domingo, 18 de agosto de 2019

A mitologia e a nossa vida


J. Campbell, em suas entrevistas publicadas na internet, disse uma coisa muito interessante, mais ou menos assim: que a mitologia pode nos ensinar a viver; que não precisamos estar sozinhos na caminhada, visto que outros já nos precederam e registraram o caminho percorrido com seus acontecimentos. Claro que esse texto é uma paráfrase, mas, na essência, parece ter sido isso que ele (Campbell) quis dizer. 

Depois disso, comecei a ler mais sobre mitologia, comecei a compreender que a mitologia, efetivamente, retrata vários aspectos da vida humana (sobretudo da psique humana), revela ensinamentos para alma por meio das narrativas de heróis, monstros, batalhas, entre outros, os quais podem muito bem ser comparados às nossas batalhas interiores e exteriores. 

Hoje, por exemplo, para ser mais específico, li sobre o mito de Apolo e Dafne, na sala da minha casa; então parei para pensar: quantos Apolos e quantas Dafnes não estão encenando no palco da vida o mito em questão? Ou ainda poderia me perguntar se eu mesmo, em algum momento, já não reproduzi esse mito em minha vida? Quem sabe? São tantas coisas guardadas na memória, nos escaninhos da alma... Com isso, quero dizer que muito nos pode valer a mitologia se soubermos extrair dela o significado existencial por detrás da forma. Aprende-se, com ela, a viver (e isso não é exagero!). Quem sabe ela (a mitologia) pode nos indicar, de antemão, onde um determinado fato (acontecimento da vida) nos conduzirá, ou o que pode nos suceder se seguirmos tal ou qual caminho. É deveras interessante, portanto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mestre Adyashanti - A consciência - O espaço

Sobre a consciência , compartilho este vídeo do mestre espiritual Adyashanti: Nisso está a chave do despertar. Não em "pensar&qu...